Embasada na filosofia de trabalho lab, a marca conceito Domenico é uma spin-off da Família Salton que nasce para quebrar padrões e encontrar novos caminhos. Revela um desejo de experimentação, motivado pela busca de uma identidade singular para a vitivinicultura brasileira.


“Buscando preservar o legado centenário de uma trajetória iniciada no final do século XIX pelo imigrante italiano Antônio Domenico Salton, carregamos a experiência de diferentes gerações. Agora é momento de traduzirmos a ousadia que está em nosso DNA em rótulos distintos e que expressem da melhor forma cada variedade, cada região e cada técnica de vinificação.”

Gregório Salton
Enólogo e Diretor Técnico Jr.
4ª geração

 

A Família Salton

Essa história começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil. Hoje, à frente da vinícola, membros da quarta geração da família preservam o legado de seu fundador, Paulo Salton, amparados nos valores construídos ao longo dos mais de cem anos de história e inspirados pela simplicidade e pelo trabalho árduo das primeiras gerações.