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Líder nos espumantes nacionais e marca nº 1 do Brasil, Salton fecha 2019 em alta

23.12.2019

Prestes a fazer 110 anos, empresa de Bento Gonçalves (RS) consolida sua expansão e reconhecimento aqui e no exterior

Luciano Salton (Elaboração), Sônia Zortea (Linha manual) Maurício Salton (Diretor-presidente), Maurício Copat (Viticultura) e Cesar Baldasso (Comércio Exterior).

Com uma história que se confunde com a da vitivinicultura do país, a Família Salton, hoje aos 109 anos, mantém-se como a principal vinícola familiar brasileira, líder de mercado e dona de um dos melhores vinho base para espumantes do país, reconhecimento posto à prova todos os anos em diversos concursos nacionais e internacionais como o Effervescents du Monde. A empresa fecha o ano sendo a marca mais forte no mercado de vinhos e espumantes finos, considerando 35 companhias nacionais e estrangeiras presentes no Brasil, segundo a Wine Intelligence e sua pesquisa Global Wine Brand Power. Os números traduzem esse momento e a empresa tem a estimativa de superar o faturamento bruto de R$ 400 milhões em 2019. Desse total, 40% da receita será oriunda dos espumantes e 25% dos vinhos – serão mais de 8 milhões de garrafas de espumantes vendidas ao ano, aqui e no exterior.

Foi com exportação que a empresa viu seus números crescerem exponencialmente recentemente. Diante dos esforços concentrados nessa atividade, as vendas ao exterior dispararam este ano, com aumento de 243% em relação a 2018 – no ano serão comercializadas cerca de 900 mil garrafas entre espumantes e vinhos finos. A estimativa é atingir, no horizonte de 3 anos, 10% de seu faturamento com o mercado externo, cujos parceiros principais são Estados Unidos – onde a empresa mantém contratos como o da Total Wine and More, que vende produtos da marca com rótulo próprio –, Europa e China.

Com a inovação em seu DNA, preservando ainda assim a tradição, a Família Salton desde 2009 vem fazendo investimentos focados em sua renovação, consolidando-se como uma companhia com diferentes frentes de negócios. Deste movimento, nasceu em 2010 – sob os conceitos da viticultura de precisão – a unidade em Santana do Livramento, região da Campanha Gaúcha, onde a Salton foi uma das pioneiras a desbravar a vitivinicultura, em meados da década de 90. No novo endereço, a empresa ampliou sua produção própria e pôde apostar em observação e experimentação por parte da equipe de enólogos e lançar este ano o rótulo Campanha, um corte de Marselan e Tannat que expressa o terroir e potencial da recente região produtora. “Renovamos os conceitos de enologia e viticultura dentro dos nossos processos-chave, entregando vinhos singulares produzidos com nova tecnologia e que traduzem os diferentes terroirs de nossos produtores parceiros. Além de procurarmos atingir o público jovem comprador ocasional de vinho e desmistificar a imagem de austeridade do ritual que acompanha a bebida, sem deixar de lado os consumidores mais exigentes”, comenta Maurício Salton, diretor presidente da empresa.

Foi com o intuito de trazer para o mercado rótulos inovadores e exclusivos que, em 2018, a Salton lançou a Domenico, sua primeira marca-conceito, fruto do trabalho da quarta geração à frente da empresa, que revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros. Vem exatamente dela o rótulo Campanha, mas também um espumante, marca registrada da empresa. Nomeado Giornata, o Prosecco foi elaborado a partir dos melhores cachos das uvas de produtores selecionados através de um trabalho de rastreabilidade iniciado em 2004 e de grande importância para a marca. Ainda sobre espumantes, líder no mercado interno há 15 anos segundo a UVIBRA, o apreço e reconhecimento pela qualidade de seus produtos chegou a um novo nível neste final de década, com centenas de premiações internacionais, como a escolha do Salton Prosecco entre os 10 melhores espumantes do mundo pelo Effervescents Du Monde, as 12 medalhas conquistadas na última edição do Decanter World Wines Awards, e o destaque para um vinho base para espumante da variedade Chardonnay na 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, este ano.

É nesse ambiente positivo que a Salton inicia seus planos para o próximo ano e brinda seus 110 anos em grande estilo!