Dicas

Espumantes e vinhos ideais para a Páscoa

08.04.2020
Bacalhau RJCastilhos

Rótulos selecionados harmonizam com carne, peixes, sobremesas clássicas da data e bombons de chocolate

Um bom vinho sempre pede um bom prato e vice-versa. Acertar na harmonização equilibra as características da bebida e da comida, ressaltando suas qualidades e criando uma experiência mais completa. Pensando nisso, a Família Salton sugere alguns de seus espumantes e vinhos que combinam perfeitamente com receitas clássicas de Páscoa. 

As típicas postas de bacalhau servidas nos almoços de família e na Sexta-feira Santa pedem um vinho de personalidade, como o branco Salton Virtude. Elaborado em barricas de carvalho, o chardonnay apresenta grande presença na boca e aromas complexos, que vão de frutas maduras à baunilha com um toque de especiarias. O prato português, bem como o salmão, também cai bem com o espumante Salton Ouro, com 12 meses de contato com leveduras, encorpado e cremoso. Peixes mais carnudos ou camarões, geralmente mais leves, harmonizam perfeitamente o Salton Intenso Chardonnay, jovem e refrescante, com uma ótima acidez, ou o Salton Brut Rosé, com seu sabor marcante e aromas de cereja e morango equilibrados.

Camarões. Foto: R. J. Castilhos

Tradicional no domingo de Páscoa de muitas famílias, o cordeiro é uma carne suculenta, geralmente assada com ervas, ideal para saborear acompanhado de um bom tinto de guarda: o Salton Desejo Merlot, com uvas da Campanha Gaúcha e maturação de 12 meses em carvalho. É encorpado, de sabor marcante e persistente e com taninos macios. Quem prefere espumante, pode escolher o Salton Évidence. Elaborado pelo método tradicional, tem aromas de frutas maduras, mel e levedos. Na boca é cremoso e refrescante o suficiente para ressaltar a suculência da carne assada.

Harmonização com doces

Mousse de chocolate. Foto: divulgação

Para os que não abrem mão do doce, a Família Salton indica rótulos de “sobremesa”. Seu Salton Demi-seccombina bem com colomba pascal. É um espumante curinga, pois não é brut, totalmente seco, e nem suave, totalmente doce. A acidez equilibra-se com a doçura em uma satisfatória sensação de complemento de sabores. Já a receitas à base de chocolates devem ser harmonizadas com o Salton Intenso Licoroso. Da combinação, os sabores se misturam e a presença marcante do vinho potencializa a textura do chocolate. Para os demais doces, não tem erro: Salton Moscatel.