É inevitável: quem aprecia bons vinhos e adquire o hábito de consumi-los no cotidiano pensa em montar uma adega em casa. Sendo assim, listamos 4 tipos de adega para você armazenar diversas garrafas e facilitar sua degustação, além de ter segurança, organização e adequação climática.
De quebra, você tem a oportunidade de montar sua coleção de rótulos nacionais e internacionais para datas festivas e celebrações. Assim, torna os momentos ainda mais memoráveis.
Por essa razão, trouxemos um artigo que explica como você pode dar o primeiro passo e incluir esse cantinho especial na sua casa. Veja!
Veja também por que você deve consumir vinho nacional!
Quais são as vantagens de ter uma adega em casa?
A adega de vinho é um mecanismo indispensável de conservação da bebida e da experiência que ela pode proporcionar. Isso porque esse espaço cria uma barreira que veda os seus rótulos de diferentes estímulos agressores ao vinho. É o caso da radiação gerada por:
• iluminação natural e artificial;
• umidade do interior da residência;
• mudanças de temperatura — comuns, principalmente, em regiões com estações bem definidas.
Além disso, o excesso de movimentação, mudança de lugar ou impactos externos nas garrafas podem levar o líquido interno a sofrer alterações. Assim, características como aroma, textura e sabor podem perder os traços originais.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando você não tem onde armazená-las e acaba deixando-as de forma avulsa em:
• frigobares;
• geladeiras;
• despensas;
• armários da cozinha.
Confira por quanto tempo posso guardar cada tipo de vinho?
Quais são os tipos de adega de vinho?
1 - Adega passiva
Existem diferentes tipos de adega de vinho que operam de forma diferente e demandam espaço variados. A mais tradicional é a adega passiva. Esse modelo é pensado para armazenar um grande volume de bebidas, geralmente abaixo do nível do solo.
Para tanto, a pessoa precisa adaptar um cômodo ou construir o ambiente onde ela ficará. Nele, podem conter longas prateleiras horizontais para descanso das garrafas e com iluminação indireta. Tudo dependerá da estrutura do imóvel.
Além disso, é preciso pensar no sistema de ventilação da área, já que é indispensável que a temperatura fique abaixo de 15º C. Para quem não dispõe de espaço para esse formato de adega, sem problemas, há outras opções!
Quer saber a temperatura ideal para cada tipo de vinho?
2 - Adega termoelétrica e com compressor
Ambas têm sistema de vedação, contam com sistema de ventilação próprio e são compactas, do tamanho similar de um frigobar. Dessa forma, cabem em diversos locais de uma casa ou um apartamento.
A diferença entre elas é como estabilizam a temperatura interna do aparelho. A primeira trabalha eliminando o ar quente do espaço do equipamento, mantendo os vinhos em condições adequadas de conservação.
A segunda, por outro lado, dispõe de um circuito de refrigeração que absorve o calor existente na adega e resfria os rótulos ali armazenados. Por isso, ela é comumente reconhecida como adega climatizada.
3 - Quais são os critérios para escolher a melhor adega climatizada?
Surgiu o interesse em ter uma adega de vinho climatizada? Então, aqui vão algumas dicas para você eleger o melhor modelo entre os aparelhos disponíveis no mercado. Tome nota:
• sistema de refrigeração: quanto mais potente, melhor será a sua adega. Você deve estar atento a isso, em especial, ao comprar um modelo com maior capacidade de armazenamento;
• garantia: sempre opte por marcas que oferecem a opção de garantia estendida para evitar custos com eventuais reparações por danos ou mau funcionamento;
• temperatura: atualmente, há no mercado aparelhos que permitem selecionar uma temperatura fixa para as bebidas. Vale a pena optar por eles;
• iluminação: em adegas com maior volume de compartimento, é interessante que elas tenham iluminação interna. Isso permite que você possa ler os rótulos e identificar qual vai utilizar sem precisar remover várias garrafas para isso;
• design: o visual da adega é um ponto importante para quem busca valorizar a decoração do lar. Portanto, opte por modelos mais modernos e tecnológicos;
• travas de segurança: escolha uma adega com esse sistema incluso, pois isso impede, por exemplo, que as garrafas saiam das prateleiras ou se soltem enquanto você as manuseia.
O que fazer quando não é possível ter uma adega climatizada?
4 - Adegas portáteis e suspensas
Não pode adquirir uma adega nem dispõe de espaço para ela no seu lar, mesmo nas versões mais compactas? Tudo bem, é possível armazenar vinhos de outra maneira.
A solução mais prática é esvaziar um pequeno armário portátil ou suspenso e reservar para a tarefa de armazenar suas bebidas, sempre deitadas.
Esse armário deve ser mantido em local adequado, onde não haja exposição solar ou às altas temperaturas por uso de:
• fornos;
• fogões;
• air fryers;
• churrasqueiras.
Além disso, é fundamental que o local não seja aberto, para não estar à mercê de mudanças climáticas.
Saiba agora melhores práticas de como guardar as garrafas de vinho!
Onde montar a adega de vinho?
Se para você é viável ter uma adega, o próximo passo é escolher onde ela será alocada. Como já falamos, é possível que ela fique em qualquer ambiente interno por ter um formato compacto e portátil.
Diante disso, o foco será pensar em qual espaço ela se acomodará com mais facilidade à decoração. Entre os ambientes mais indicados estão:
• sala;
• cozinha;
• corredor.
Isso porque eles são as áreas mais acessíveis de um imóvel, permitindo que você e seus convidados possam se servir com praticidade e rapidez. Além disso, preserva cantos mais íntimos, como escritório e quartos.
Está com garrafas vazias em casa? Veja como reutilizar para sua decoração!
Quais bebidas colocar na adega?
Em uma adega de vinhos, você pode armazenar os rótulos conforme critérios que desejar. Alguns exemplos são:
• marcas internacionais;
• tipo de vinho: tinto, branco ou rosé;
• edições limitadas de vinhos ou de colecionador;
• nível de teor alcoólico, textura, aroma, maceração e maturação;
• marcas nacionais preferidas, como a Salton, referência no mercado;
• categoria: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Chardonnay, entre outros.
Confira quais são os 3 acessórios que não podem faltar em sua adega!
Caso você também consuma espumantes com certa regularidade, pode aproveitar o equipamento para conservá-los adequadamente. Afinal, eles também precisam de cuidados quanto à temperatura, iluminação e manuseio de modo a não terem a qualidade afetada.
Já as demais bebidas (destilados, refrigerantes e sucos) podem ser armazenadas em um espaço complementar, como um aparador ou carrinho multiuso. Assim, faz com que você tenha não só uma adega em casa, mas também um bar.
Como manter o bom funcionamento da sua adega de vinho?
Ao adquirir uma adega termoelétrica ou com compressor fique atento ao período da garantia. Uma vez ultrapassado, é fundamental assegurar sua manutenção periódica a cada seis meses.
Isso é importante para garantir que o sistema do aparelho siga funcionando corretamente e para ter certeza de que não há problemas com o(a):
• vedação da porta;
• iluminação interna;
• potência do aparelho;
• suporte para garrafas;
• controle digital da temperatura.
Antes de montar sua adega, comece a avaliar os critérios que mencionamos para você não errar ao adquirir o modelo desejado.
Lembre-se também de já ir listando as bebidas que colocará nesse espaço. Assim, é possível montar uma seleção personalizada e adequada aos eventos que você realiza no seu lar.
Então, ficou claro quais são os tipos de adega? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e troque experiências com os seus contatos que já têm uma adega de vinho em casa. Se precisar de ajuda, em nosso blog temos várias dicas para enriquecer ainda mais essa experiência!