Voltar
Família Salton Família Salton
VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?
SITE PARA MAIORES DE 18 ANOS
A Vinícola Salton apoia o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Aprecie com moderação.
Salton
  • Início
  • A Salton
  • Produtos
  • Enoturismo
    Experiências Salton Turismo RS
  • Blog
  • Contato
Comprar
  • Início
  • A Salton
  • Produtos
  • Enoturismo
    Experiências Salton Turismo RS
  • Blog
  • Contato
  • Comprar
HOME / BLOG / Festa junina: 5 dicas para harmonizar vinhos e comidas típicas

Festa junina: 5 dicas para harmonizar vinhos e comidas típicas

15 de Junho de 2022

As bandeirinhas coloridas em lojas e escolas já anunciam: está aberta a temporada de festas juninas. Juntamente com a decoração típica, chegam também as delícias desse evento. Pé de moleque, pamonha, bolo de milho, rapadura, pinhão e pipoca são algumas das comidas típicas que aparecem em quase todas festas juninas.

E para acompanhar esses quitutes de São João? Qual é a melhor pedida?

Uma sugestão certeira para essa ocasião é harmonizar as comidas típicas com vinhos e espumantes. Dessa forma, a experiência gastronômica fica especial e completa! 


Além do quentão: como harmonizar as comidas típicas de festas juninas?


Junho e julho, meses em que as festas juninas costumam ser agendadas, são marcados pelo clima frio. As baixas temperaturas, sabemos, combinam com o consumo do vinho, visto que a bebida consegue "aquecer" o corpo.

Engana-se, porém, quem acredita que quentão e vinho quente são as únicas opções de harmonização para as comidas típicas de festas juninas. As receitas tradicionais da época também podem combinar com opções mais elaboradas ou sofisticadas. Vinhos tintos, brancos e até espumantes podem harmonizar perfeitamente com as comidas típicas de São João.   


comidas típicas


Harmonização: 5 dicas para combinar vinhos com as comidas típicas


Seja reunindo vários amigos ou poucos familiares, uma festa junina sempre tem seu valor. Muitas vezes, a temática também invade aniversários que são celebrados na época. Não importa o tamanho da festa: o essencial é celebrar esse período com muitas comidas típicas, delícias gastronômicas e ótimas bebidas de acompanhamento.

A seguir, confira dicas de vinhos e espumantes da Salton que harmonizam com 5 comidas típicas que são verdadeiros clássicos das festas juninas.


Leia também: Espumante Salton - tudo o que você precisa saber


1. Bolo de fubá com Salton Brut


Na hora de escolher a melhor opção para combinar com bolos, a intensidade do açúcar é sempre quem norteia a decisão final. Se o bolo de fubá for mais seco, como normalmente vemos em festas juninas, uma excelente dica é o Salton Brut. Quando o bolo for mais cremoso – e possivelmente mais doce - você pode ir para rótulo de Demi-Sec.

Sobre o Salton Brut: Elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por duas fermentações, ambas com temperatura controlada. A primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). Em seu aroma, expressa notas de frutas de polpa branca, cítricos e flores brancas. Seu sabor é refrescante, com uma excelente acidez, enchendo o paladar com a sua cremosidade.

2. Milho cozido com Intenso Chardonnay


Considerado uma das principais comidas típicas dessa data, o milho é presença certa nas festas juninas. Ele é ingrediente de uma série de delícias, como cuscuz, pamonha e polenta, mas pode ser consumido também "puro", apenas cozido. Neste caso, o vinho Intenso Chardonnay é uma ótima dica de harmonização. Esse exemplar também combina muito bem com o milho cozido coberto com manteiga. Fica uma combinação deliciosa!

Sobre o Salton Intenso Chardonnay: Elaborado 100% com uvas da variedade Chardonnay, o vinho é fermentado em tanques de aço inox, com controle de temperatura. Apresenta intensos aromas frutados, com notas de abacaxi, lima e limão, além de notas de flor de laranjeira. Seu sabor é fresco, com final de boca marcado por notas cítricas.


comidas típicas


Saiba como guardar a garrafa de vinho em casa

3. Pamonha com Paradoxo Merlot


O recheio da pamonha é quem determina a sua melhor harmonização. No caso da pamonha salgada, que é o tipo mais comum nas festas juninas, é normal vermos ela sendo recheada com calabresa. Nesse caso, o vinho mais indicado é um tinto especial e encorpado, como o Paradoxo Merlot.

Sobre o Salton Paradoxo Merlot: Elaborado 100% com uvas da variedade Merlot selecionadas nos vinhedos, exclusivamente na Campanha Gaúcha. Após a fermentação, que ocorre em tanques de aço inox, o vinho estagia por doze meses em barricas de carvalho e estagia ainda na garrafa, nas caves subterrâneas da vinícola. Possui aromas de frutos vermelhos maduros como amora, groselha e morango, em equilíbrio com notas de caramelo, baunilha e defumado. Seu paladar é aveludado, de acidez equilibrada e final de boca marcado por aromas do amadurecimento.

4. Canjica com Moscatel


Também conhecida como mugunzá, a canjica costuma ser feita com milho ralado, açúcar e leite. A canela é uma especiaria que também surge com frequência nessa deliciosa iguaria. Uma ótima pedida de harmonização para a canjica é o espumante Salton Moscatel.

Sobre o Salton Moscatel: Elaborado 100% com uvas da variedade Moscato selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por uma fermentação alcoólica a baixas temperaturas. Durante o processo, a fermentação é interrompida para manter a doçura natural da uva. Seu aroma é explosivo, com notas frutadas (pêssego, limão, flor de laranjeira e abacaxi) e florais (rosa, jasmim e flores brancas). Seu dulçor está perfeitamente equilibrado com a acidez. Sua espuma é cremosa e envolve todo o seu paladar, deixando uma agradável sensação frutada em boca.


comidas típicas

5. Pé de Moleque com o Intenso Tinto Suave


Doces com amendoim não podem faltar em uma boa festa junina! Pratos com esse ingrediente combinam muito bem com exemplares tintos de qualidade. Uma excelente pedida para o pé de moleque ou para a paçoca é o Intenso Tinto Suave.

Sobre o Salton Intenso Tinto Suave: Elaborado com uvas da variedade Merlot e Cabernet Franc selecionadas no vinhedo. Esse exemplar tem fermentação com controle de temperatura e aromas que lembram frutas frescas, como morango, framboesa e amora. O vinho possui corpo médio, paladar adocicado e acidez equilibrada. Na vista é brilhante e de coloração rubi com nuances violáceos.

Leia mais: Conheça os tipos de vinhos do universo Salton

E quer conferir mais opções de vinhos e espumantes? Veja todos os rótulos da Salton.



VOLTAR PARA BLOG
CATEGORIAS:
  • TODOS
  • Dicas
  • Lançamentos
  • Turismo
  • Vinhos
  • Espumantes
  • Notícias
salton
  • A Salton

    A Nossa História O Terroir A Vinícola Nosso Time
  • Produtos

    Vinho Espumante Frisante Destilado Suco Chá
  • Enoturismo

    Roteiros de Visitação Experiências Como Chegar
  • Contato

    Fale Conosco / SAC Trabalhe na Salton Canal de Ética Portal de Privacidade
DOWNLOAD DE MATERIAIS

Brinde com a Salton

Todos os Direitos reservados © 2022 Família Salton

Política de Privacidade

Ir para o topo