Não há como negar que os vinhos funcionam muito bem como complemento para as refeições, desde aperitivos e lanches até menus completos. Porém, essa não é a única forma de consumi-los. Afinal, muitos pratos podem levá-los diretamente no preparo ou na finalização, diversificando a maneira com que você desfruta a bebida.
Exemplo disso são os molhos preparados à base de espumantes e vinho (tinto, rosé e branco) que acompanham proteínas, massas ou guarnições. Eles dão o toque final à sua comida, realçando o sabor do alimento, tornando-o mais suculento, visualmente atrativo e com textura macia. Isso sem falar que receitas que levam essa bebida ainda despertam memórias afetivas, aguçam os sentidos e geram bem-estar.
Pensando nisso, preparamos dicas de molhos e vinhos para você testar em casa e aprimorar suas experiências gastronômicas, considerando que o recomendado é sempre usar, no preparo do prato, o mesmo rótulo que será servido. Ou seja, prepare sua garrafa para apreciar um bom espumante ou vinho, enquanto cozinha. Acompanhe e se inspire!
Receitas com molho de vinho
Tradicional molho de vinho tinto
O tradicional molho de vinho tinto é uma opção para quem busca refinar e também variar as receitas com carne vermelha. Principalmente, no caso de alcatra, vitela, fraldinha, bife ancho e picanha. Isso por ajudar a manter a suculência da proteína, enquanto os taninos do vinho reduzem a percepção da gordura, durante a degustação e, consequentemente, na digestão, tornando, assim o prato mais leve e agradável. Veja como prepará-lo:
Ingredientes:
- 200 ml de vinho tinto. Recomendação: Salton Paradoxo Corte;
- Uma colher de chá de pimenta do reino;
- 50g de amido de milho;
- Uma cebola roxa cortada em rodelas;
- 15 ml de azeite;
- 10g de alho picado.
Modo de preparo:
Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola até dourar. Feito isso, reserve. Em uma panela, coloque o vinho, a pimenta e o amido e mexa até que este se dissolva na bebida, encorpando-a e a deixando com uma consistência similar a um caldo.
Quando atingir esse ponto, espalhe o molho ainda quente sobre a sua carne já pronta para servir. Aproveite e faça pequenos furos na proteína para que ela absorva o molho.
Serve quantas pessoas:
As quantidades sugeridas aqui podem servir uma pessoa. Para que a comida renda mais pratos, o indicado é multiplicar a quantidade sugerida pelo número de pessoas à mesa.
Tradicional molho de vinho branco
O tradicional molho de vinho branco é a solução perfeita quando você deseja aperfeiçoar o visual, aroma e sabor de algum preparo com pescado, como tilápia e linguado. Em especial, quando você consome eles com frequências, mas sem variedade na montagem da refeição (por exemplo, sempre fritos ou grelhados).
Isso porque esse tipo de vinho tem uma maior acidez, refrescância e teor de açúcar em baixas quantidades. Logo, não disputam a atenção dos nossos sentidos com o sabor, textura e crocância da carne branca. Confira como prepará-lo de forma rápida e prática!
Ingredientes:
- 200 ml de vinho branco. Recomendação: Salton Paradoxo Chardonnay;
- Uma colher de chá de gengibre;
- 50ml de creme de nata;
- Uma colher de chá de alecrim;
- 50g de amido de milho;
- 15 ml de azeite;
- 20g de alho amassado.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, exceto o alecrim, e mexa até que eles alcancem uma consistência mais firme e pastosa. Ao chegar a esse ponto, acrescente o alecrim aos poucos para evitar que fiquem concentrados e não se espalhem adequadamente. Finalizando, basta adicionar o molho sobre os peixes já servidos no prato.
Serve quantas pessoas:
As quantidades sugeridas aqui podem servir uma pessoa. Para que a comida renda mais pratos, o recomendado é multiplicar a quantidade sugerida pelo número de pessoas à mesa.
Contrafilé com molho de vinho tinto
No primeiro tópico deste capítulo, você conferiu um molho com vinho tinto versátil que harmoniza com diferentes carnes vermelhas. Porém, se o seu objetivo é experimentar um contrafilé com um molho que leva vinho tinto acompanhado de cogumelos, uma combinação bastante saborosa, fique atento a próxima receita!
Ingredientes:
- 600g de contrafilé fatiado;
- 200 ml de vinho tinto seco e encorpado. Recomendação: Salton Talento;
- 10g de alho picado;
- Uma colher de chá de sal;
- 50g de amido de milho;
- Uma cebola roxa cortada em rodelas;
- 50 ml de azeite;
- 100g de cogumelo champignon.
Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Já em uma frigideira grande, acrescente o azeite e deixe o contrafilé dourar. Nesse meio-tempo, pegue uma caçarola e prepare o molho.
Nela, você deve colocar o vinho, o alho, a cebola e o amido de milho, mexendo até que a mistura fique pastosa. Retome ao contrafilé e, após ele estar devidamente frito, acrescente os cogumelos e o molho, misturando tudo por cerca de 2 minutos em fogo médio. A partir daí, o prato já estará finalizado e pronto para ser saboreado. A escolha da guarnição fica a seu critério.
Serve quantas pessoas:
As quantidades sugeridas aqui podem servir até duas pessoas. Para uma mesa com mais convidados, o indicado é, no mínimo, dobrar a quantidade de proteína animal e molho.
Penne com molho rosé
O molho rosé combina muito bem com massas por ter um corpo leve e sabor sutil, o que harmoniza sem contraste com os traços marcantes das massas - como volume de carboidrato, presença de gema e digestão lenta.
Você consegue, inclusive, adicionar outros elementos ao prato se assim quiser. Por exemplo, tomates-cerejas, cebolinha, manjericão e agrião. A seguir, confira como fazer penne com esse molho versátil.
Ingredientes:
- 600g de macarrão tipo penne;
- 200g de creme de nata;
- 200 ml de espumante rosé. Recomendação: Salton Brut Rosé;
- 100g de extrato de tomate;
- 10g de alho picado;
- Uma colher de chá de sal;
- Uma colher de chá de pimenta branca.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque água para ferver. Quando ela estiver devidamente aquecida, acrescente o macarrão e o sal. Em uma caçarola, acrescente o creme de nata com o extrato de tomate e o espumante rosé, mexendo-os em fogo baixo até que se tornem uma mistura homogênea. Após, insira o alho picado (que também pode ser moído, se assim preferir) e a pimenta branca para dar um toque.
Tome cuidado para não deixar o preparo queimar. Uma vez que o penne esteja cozido, não perca tempo. Sirva-o em pratos e acrescente o molho por cima. Finalize com alguma verdura da sua preferência (como a cebolinha). Bom apetite!
Serve quantas pessoas:
As quantidades sugeridas aqui podem servir até duas pessoas. Para uma mesa com mais gente presente, o indicado é, no mínimo, dobrar a quantidade de massa e molho.
Peixe com molho branco
Se o seu objetivo é cozinhar um peixe mais nobre, como o salmão, o ideal é escolher um vinho branco ou espumante brut, de preferência aromático, com notas marcantes de ervas finas e/ou frutas cítricas. Dessa forma, você realça o prato, garantindo novas experiências sensoriais, sem precisar alterar o sabor do pescado. Veja como fazer!
Ingredientes:
- 600g de salmão fatiado em postas;
- 200 ml de espumante. Recomendação: Salton Prosecco Brut;
- Uma colher de chá de noz moscada;
- 50ml de creme de nata;
- 50g de amido de milho;
- 50 ml de azeite;
- Uma colher de chá de ervas finas (frescas ou desidratadas).
Modo de preparo:
Em uma frigideira, comece a dourar as postas do salmão no azeite em fogo baixo. Em uma panela próxima, acrescente os demais ingredientes, incluindo as ervas finas — preferencialmente, compostas por tomilho, salsa e manjericão. Mexa tudo até dar liga. Depois, é só servir o salmão e acrescentar o molho por cima dele. A escolha da guarnição fica a seu critério.
Serve quantas pessoas:
As quantidades sugeridas aqui podem servir até duas pessoas. Para uma mesa com mais gente presente, o indicado é, no mínimo, dobrar a quantidade de pescado e molho.
As melhores opções de vinhos da Salton
Você viu diferentes pratos que levam molho de vinho. Desde aqueles mais gerais até os mais específicos. Agora, para a sua refeição ficar completa, trouxemos uma seleção de vinhos da família Salton. Bebidas que vão muito além de harmonizar com a refeição. Elas vão promover uma experiência gastronômica de alto nível. Portanto, confira atentamente os próximos tópicos!
Salton Prosecco Brut
O Salton Prosecco é um espumante que conquistou o mundo. Consagrado no Top 10 do Effervescents Du Monde 2022, em Dijon, França, este rótulo representa o auge dos espumantes da Serra Gaúcha.
Com sua coloração amarelo-esverdeada e borbulhas finas, revela aromas de frutas brancas e notas cítricas. Na boca, mostra-se cremoso, leve e refrescante, com 11,5% de graduação alcoólica. O Salton Prosecco é a escolha perfeita para momentos especiais. Harmonize com canapés, risotos leves ou carnes brancas e mergulhe na excelência deste espumante brasileiro.
Salton Brut Rosé
O Salton Brut Rosé é um espumante que encanta pela doçura equilibrada, o cítrico presente no sabor e por ser uma bebida leve, fácil de ser consumida em pratos e também como acompanhamento em qualquer momento do seu dia.
Salton Ouro Brut Rosé
O Salton Ouro Brut Rosé não só refresca, como tem persistência prolongada no paladar, instigando a percepção gustativa de quem o experimenta. Ele também é marcado pelo aroma agradável de frutas frescas, dando um toque especial à bebida.
Salton Paradoxo Chardonnay
Proveniente da região da Campanha Gaúcha, o Salton Paradoxo Chardonnay revela aromas delicados de abacaxi e pêssego, harmonizando-se com sutis toques florais. Sua leveza, frescor e expressão singular fazem dele uma escolha memorável para apreciadores de vinhos brancos elegantes e aromáticos.
Perfeito para momentos descontraídos, seja em encontros com amigos, piqueniques ao ar livre ou tardes ensolaradas à beira da piscina. Combine-o com pratos leves, como saladas, frutos do mar, carnes brancas e queijos, e deixe-se envolver por este Chardonnay excepcional da Salton Paradoxo.
Salton Virtude Chardonnay
O Salton Virtude, por sua vez, é produzido exclusivamente a partir do cultivo da uva Chardonnay, garantindo um vinho branco encorpado, com sabor amadeirado perene e um baixo teor de açúcar — nada mais que 2% do volume líquido.
Salton Paradoxo Corte Tinto
Este vinho tinto seco, composto por Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, provenientes da Campanha Gaúcha, reforça a proposta enogastronômica da linha Paradoxo. Brilhante, de coloração rubi, revela aromas intensos de frutas maduras, como ameixa e cereja, enriquecidos por notas de baunilha e café do amadurecimento.
Além de ser encorpado, com acidez equilibrada, taninos macios e final de boca prolongado, é a escolha ideal para harmonizar com queijos, massas e carnes vermelhas. Uma experiência única em cada taça de Salton Paradoxo Corte Tinto!
Salton Desejo
O Salton Desejo trata-se de um vinho produzido só com a uva Merlot cultivada pela Salton na Campanha Gaúcha. É uma bebida que surpreende, já que conta com aroma doce (baunilha e chocolate), mas o sabor é o oposto, com taninos em destaque e acidez marcante. Além disso, a média de álcool é maior do que o de todos os rótulos anteriores: cerca de 13,5%.
Salton Talento
O Salton Talento é o segundo vinho tinto da nossa lista. De corpo médio, ele é uma bebida versátil, podendo ser facilmente utilizada em um jantar à luz de velas ou um jantar de negócios, por exemplo. Ele se sobressai no paladar pela acidez e a textura suave. Mas não só isso, ele também conta com uma coloração intensa e com um aroma peculiar de frutas secas.
Domenico Salton Campanha Marselan/Tannat
Por fim, temos o Domenico Salton Campanha Marselan/Tannat. Feito a partir de uvas Marselan e Tannat, ele é um rótulo refinado que traz taninos discretos, mas perceptíveis pelos paladares mais sensíveis. Além disso, o aroma dele traz uma combinação exclusiva de geleia de morango com frutas vermelhas. Uma característica que, certamente, vai lhe surpreender.
E então, animado para preparar as sugestões de molhos que apresentamos e elevar as suas habilidades culinárias com refeições muito mais saborosas? Pois comece a testá-las na sua rotina, conforme a sua dieta e preferências alimentares.
Além disso, aproveite as opções de vinhos da Salton, seja para fazer parte dessas receitas, seja para acompanhar o resultado final de cada prato. Assim, a sua alimentação ganha mais qualidade e, em paralelo, você aumenta o seu conhecimento sobre essa bebida que é a paixão de milhares de enófilos pelo país.