Voltar
Família Salton Família Salton
VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?
SITE PARA MAIORES DE 18 ANOS
A Vinícola Salton apoia o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Aprecie com moderação.
Salton
  • Início
  • A Salton
  • Produtos
  • Enoturismo
    Experiências Salton Turismo RS
  • Blog
  • Contato
Comprar
  • Início
  • A Salton
  • Produtos
  • Enoturismo
    Experiências Salton Turismo RS
  • Blog
  • Contato
  • Comprar
HOME / BLOG / Harmonizações para o almoço de Páscoa

Harmonizações para o almoço de Páscoa

12 de Abril de 2022

almoço de páscoa Escrito por: Diego Arrebola - Best Brazilian Sommelier 2012, 2016 & 2018


Conversamos aqui há alguns dias sobre o chocolate, onipresente na Páscoa brasileira e mais que isso, amado ao longo de todo o ano. Mas, a Páscoa não é só chocolate, não é? Sendo uma data religiosa de grande importância para os cristãos, com a celebração máxima da Ressurreição do Cristo, que se segue à memória da paixão, ao longo da semana santa, o almoço de Páscoa acaba por ser um dia de reuniões e encontros, onde famílias colocam-se ao redor da mesa para essa celebração, ou mesmo apenas para desfrutar de momentos de festa e interação.

A festa, o almoço de Páscoa, seja entre família ou entre amigos, é algo que está sempre presente na vida do brasileiro, somos um povo que celebra suas alegrias e também busca a alegria quando esta se ausenta. E nada mais propício para a festa e a celebração do que uma bela taça de vinho, não é? Que forma melhor de celebrar o almoço de Páscoa se não com a mais social das bebidas!


Almoço de Páscoa: explore o universo dos vinhos

Pensando no almoço de Páscoa, as possibilidades são muitas para o vinho. É claro que o mais importante é você aproveitar o momento, curtir mesmo. E nessa caso, sempre cabe você simplesmente escolher o seu vinho favorito, abrir e desfrutar, sem maiores preocupações com aspectos técnicos, com harmonização ou qualquer outra formalidade.

Porém, se você é um amante de bons vinhos e já está de alguma forma inserido nesse mundo, então você sabe claramente que sim, dá para ter uma experiência muito mais completa e divertida quando combinamos o prazer e a descontração com um pouquinho de informação. Nesse contexto, queremos hoje conversar um pouco sobre as muitas possibilidades de harmonização que você pode buscar em seu almoço de Páscoa, escolhendo os melhores e mais saborosos pratos clássicos dessa data e acompanhando-os com os melhores vinhos para cada um deles.


Leia também: Família Salton sugere vinhos ideais para a Páscoa


almoço de páscoa


Almoço de Páscoa: a Bacalhoada

É inevitável falarmos de um prato favorito para muitos, figura carimbada no almoço de Páscoa e em outras datas especiais: o bacalhau. O bacalhau faz-se presente no almoço de Páscoa, sim, porém acaba sendo muito também um prato da Sexta-feira Santa, justo por se tratar de uma data em que é habitual entre Cristãos a prática da abstinência de carne. Dessa forma, acaba essa data sendo uma ocasião propícia para a preparação de elaborados pratos com o peixe, hábito reforçado por nossos laços culturais com Portugal.

É importante tomar cuidado aqui para não comprometer e errar quando se fala em harmonização, que seria partir tão somente do ingrediente principal. Ainda que seja evidente que o bacalhau é o ingrediente central do prato e, consequentemente, da harmonização, é fundamental olhar para o prato como um todo, com seus complementos, temperos e forma de preparo.

Também é válido estar aberto a experimentação. Ainda que o bacalhau seja um peixe, sua forma de cura e conservação acabam por lhe conferir um sabor intenso e particular, além de textura mais firme do que aquela de um pescado fresco. Desta maneira, temos um peixe que pode ser harmonizado com brancos e tintos no almoço de Páscoa, bastando uma seleção correta do vinho e a justa observação do conjunto do prato.


Os tipos de espumante 

Preparações mais simples, apenas com a posta grelhada, ou ainda lascas do bacalhau utilizadas em saladas ou mesmo como aperitivo, serão uma boa pedida para vinhos brancos leves e frescos, sem madeira, onde o frescor e a acidez auxiliarão com a untuosidade do azeite de oliva, sempre utilizado copiosamente em preparações com o bacalhau. Aqui o objetivo é a sensação de boca limpa entre um bocado e outro, chamando por mais um gole e mais uma garfada. Papel que pode também ser lindamente desempenhado por um espumante, especialmente os mais frescos e secos, Nature ou Extra-Brut.

Já quando vamos par preparações mais intensas, com outros ingredientes agregados, conferindo peso e textura ao prato, como um bacalhau à Braz ou Zé do Pipo, brancos com mais corpo e alguma passagem por barrica desempenham o melhor papel, porém sem nunca deixar de lado a acidez, o frescor, fundamentais sempre nessa combinação, como em tantas outras. Pela sua grande versatilidade, os espumantes também vão funcionar aqui, mas como temos um pouco mais de corpo e presença de boca no prato, vale ir para espumantes Brut, de preferência produzidos pelo método tradicional, que terão uma boca mais cremosa e marcante, em similaridade com os pratos propostos.


Veja também: Curiosidades do vinho - como abrir a garrafa de espumante


Os tipos de vinho 

Já se você é amante dos tintos para o almoço de Páscoa, calma, não esqueci de você! Como mencionei, o processo de cura do bacalhau lhe confere uma textura e uma intensidade de sabor que são únicos, particulares, além de sempre ter um pontinho extra de sal, fatores estes que, combinados, permitem com relativa facilidade a harmonização com vinhos tintos. As versões todas de bacalhau que já citei podem ser escoltadas por um tinto, desde que seja leve, fresco e de baixo tanino, como um bom Pinot Noir, com sua delicadeza e riqueza de fruta. Já se sua opção for por tintos com um pouco mais de corpo, prefira pratos com o bacalhau em posta, ao forno, com complementos que lhe tragam maior riqueza. Pense em um bacalhau com broa, ou um bacalhau ao forno com tomates. O vinho aqui nunca será um tinto muito encorpado ou com muita madeira, mas sim de médio corpo, como um Merlot ou um Marselan.


almoço de páscoa


Almoço de Páscoa: o churrasco 

Agora, não só de bacalhau vive o almoço de Páscoa não é? As carnes também brilham, seja no nosso clássico churrasco, que sempre pode dar a tônica de um fim de semana, seja com cortes especiais, mais presentes especialmente nessa ocasião, como o cordeiro. Aqui é onde entram em campo os tintos com mais corpo, pensando em vinhos austeros, firmes e equilibrados, como um Cabernet Sauvignon, para o cordeiro, e em tintos algo mais opulentos, com a madeira mais marcada, pensando no tostado do churrasco, claro, levando em conta que seja carne vermelha.


Veja agora: Como harmonizar vinhos e espumantes com as receitas tradicionais de Páscoa


Almoço de Páscoa: vegetariano 

Pratos vegetarianos devem levar em conta os sabores predominantes, molhos e complementos, da mesma forma. Em geral, rosados fazem um pelo par com vegetais tostados e/ou salteados, enquanto tintos leves irão bem em preparações que envolvam sabores mais intensos e molhos cremosos.


almoço de páscoa


Almoço de Páscoa: sobremesas 

Já nos doces, temos é claro as harmonizações que já sugerimos em nosso texto sobre o chocolate, mas você pode ainda optar por um branco licoroso para acompanhar sobremesas baseadas em frutas, ou uma deliciosa harmonização, um Moscatel Espumante com a clássica Colomba Pascal.

Opções para tornar o seu almoço de Páscoa mais feliz e saboroso é que não falta! Mas a Salton sugeriu alguns de seus espumantes e vinhos que combinam perfeitamente com receitas clássicas de Páscoa, confira aqui.



VOLTAR PARA BLOG
CATEGORIAS:
  • TODOS
  • Dicas
  • Lançamentos
  • Turismo
  • Vinhos
  • Espumantes
  • Notícias
salton
  • A Salton

    A Nossa História O Terroir A Vinícola Nosso Time
  • Produtos

    Vinho Espumante Frisante Destilado Suco Chá
  • Enoturismo

    Roteiros de Visitação Experiências Como Chegar
  • Contato

    Fale Conosco / SAC Trabalhe na Salton Canal de Ética Portal de Privacidade
DOWNLOAD DE MATERIAIS

Brinde com a Salton

Todos os Direitos reservados © 2022 Família Salton

Política de Privacidade

Ir para o topo