Nossa História

Essa história começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil. Hoje, à frente da vinícola, membros da quarta geração da família preservam o legado de seu fundador, Paulo Salton, amparados nos valores construídos ao longo dos mais de cem anos de história e inspirados pela simplicidade e pelo trabalho árduo das primeiras gerações.

1878 – 1884

1878 – 1884

Origens – Família

Em 1878, Antonio Domenico Salton, natural de Cison di Valmarino, região italiana do Vêneto, desembarca no Brasil em busca de oportunidades, como muitos outros imigrantes da Itália. Instalou-se na colônia Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), onde casou-se com a também imigrante Lucia Canei, com quem teve dez filhos. Em 1884, fundaram uma “casa di pasto”, em frente à Igreja Matriz. Ali hospedavam viajantes, serviam refeições e também comercializavam queijos e embutidos. O vinho servido na casa era produzido com uvas colhidas nas parreiras nos fundos da instalação.

1910 – 1948

1910 – 1948

Família – Negócio

Paulo Salton, o primogênito de Antonio e Lucia, assume o negócio da família após o falecimento do pai. Em 1910, a “casa di pasto” é formalizada e, em 1922, passa a se chamar “Paulo Salton e Irmãos”. Os já empreendedores irmãos José e Cesar levam os negócios da família para São Paulo, principal centro econômico na América Latina e, em 1948, é inaugurada uma unidade da Salton naquela cidade.

1933 – 1967

1933 – 1967

Negócio – Vinícola

A vocação da família se deu alguns anos antes, em 1933, quando iniciou-se a elaboração de espumantes através do método tradicional. Sob orientação do pároco local, em 1940, Antonio “Nini” Salton, o primeiro enólogo da família, elabora o Vinho Canônico, seguindo a receita do Vaticano. Até hoje elaboramos e distribuímos o vinho que faz parte das liturgias em igrejas de todo o Brasil. Após o falecimento de Paulo, a empresa passa a se chamar “Vinhos Salton S/A – Indústria e Comércio Ltda.”, em 1967 e, posteriormente “Vinícola Salton S.A.”.

1999 – 2005

1999 – 2005

Profissionalização

A elaboração de vinhos finos, começa em 1999, com a linha Salton Classic. Nessa época, ocorre um processo de reestruturação na empresa, na busca pela produção de vinhos e espumantes de alta qualidade, com eficiência e padrões internacionais. Uma nova planta produtiva é construída, no distrito de Tuiuty. Inaugurada em 2004, a unidade conta com tecnologia de ponta, desde o recebimento da matéria-prima até o envase das garrafas. A tradição permeia os processos, garantindo a essência de nosso trabalho, com a preocupação ao elaborar vinhos e espumantes de uma pequena vinícola, dentro de uma grande empresa. A partir de 2005, assumimos a liderança no mercado de espumantes nacionais comercializados no Brasil, conquista que se mantém até hoje.

2012

2012

Atualidade

A viticultura de precisão passa a ser uma das unidades de negócio da Salton, a partir de 2012, com o Projeto Gerações, em Santana do Livramento. Com 120 hectares de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira e colheita mecanizada, passamos a contar ainda com uma unidade para processamento da primeira etapa da vinificação, garantindo o transporte da matéria-prima em perfeitas condições, da Campanha para a Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, onde é transformada em vinhos e espumantes.

2015 – 2016

2015 – 2016

Novos Produtos

Com o objetivo de explorar as oportunidades no crescente mercado de soft e hard drinks, em 2015, a unidade Salton da capital, é transferida para o município de Jarinu, no interior de São Paulo. Essa nova planta piloto, tem foco no desenvolvimento de novos produtos e aplicação de novas tecnologias. A diversificação do portfólio se torna um diferencial estratégico, e em 2016, são lançados os exclusivos chás gelados com suco de uva, da linha Grape Tea Salton, evidenciando a capacidade de inovação, além da confiabilidade da marca perante o mercado, ressaltando o reconhecimento de nossos produtos, perante os consumidores.

2016

2016

Turismo

Nossas instalações, no Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves estão de portas abertas. Aqui oferecemos visitas guiadas, apresentando todas as etapas na elaboração de nossos produtos, em meio à vinícola, finalizando com a degustação de nossos produtos. A Salton é a única vinícola brasileira com passarelas aéreas, sendo possível acompanhar o engarrafamento de nossos produtos, além de exibir em meio aos jardins, o maior relógio solar construído em mosaico do mundo. Em 2016, recebemos 45 mil visitantes, que brindaram conosco e fizeram parte dessa experiência. Nesses 107 anos de história, temos muitas conquistas a brindar e convidamos você a nos acompanhar.

2017 – 2018

2017 – 2018

Nova Geração

Maurício Salton, da 4ª geração da família, assume a liderança da companhia ao lado de um quadro de diretores jovens e profissionais. Aliar a tradição ao dinamismo se torna o principal desafio. A partir do desenvolvimento técnico, tanto na viticultura quanto no domínio de modernos processos enológicos, surge Domenico, a primeira marca conceito. São rótulos singulares, edições especiais e limitadas que expressam a essência da região de origem dos seus frutos.

2019 – 2020

2019 – 2020

Conquistas

Torna-se a 1ª e única marca nacional a conquistar o top 1 no ranking Wine Brand Power, abre as portas da exclusiva Enoteca Família Salton, em SP, e exporta 800 mil garrafas de espumantes para 25 países, liderados pelos EUA. Em 2020, Gregório Salton, da 4ª geração da família, assume a Diretoria Técnica, juntando-se aos então diretor-presidente Maurício Salton, diretora executiva Luciana Salton, diretor comercial Cleber Slaifer, diretor industrial Marcos Flamia e diretor administrativo Marcelo Lucchese.