Salton Gerações

Para homenagear seus grandes líderes, a vinícola Salton desenvolveu o projeto Salton Gerações. Nele foram elaborados vinhos inspirados nas personalidades e traços marcantes de cada um. Cada geração abaixo é representada por um produto de edição limitada, com cerca de 12 mil garrafas cada, todas numeradas.
Mas essa história não termina aqui. Em breve novas edições homenageando outros líderes da vinícola.

Salton Gerações Antonio Domenico Salton

Elaborado a partir das variedades Pinot Noir (50%) e Chardonnay (50%). As uvas foram prensadas inteiras em prensas pneumáticas, utilizando-se baixa pressão. O mosto foi clarificado a baixa temperatura e após 10 horas, o mosto flor foi separado das partículas mais densas. O mosto límpido foi fermentado a baixa temperatura com fermentos selecionados.

Salton Gerações Jose Bepi Salton

Elaborado a partir das variedades Pinot Noir (50%) e Chardonnay (50%). As uvas foram prensadas inteiras em prensas pneumáticas, utilizando-se baixa pressão. O mosto é clarificado a baixa temperatura e após 10 horas, o mosto flor é separado das partículas mais densas. O mosto límpido é fermentado a baixa temperatura com fermentos selecionados.

Salton Gerações Azir Antonio Salton

O mosto é obtido pela prensagem direta dos cachos em prensas pneumáticas. Logo, o mesmo é clarificado a baixas temperaturas. Com o mosto limpo, é iniciada a primeira fermentação com a adição de leveduras selecionadas. Obtidos os vinhos base, é efetuado o corte com vinhos de diferentes variedades e safras. A seguir, é iniciado o processo de tomada de espuma nas garrafas, seguindo os princípios do método tradicional de elaboração. Uma vez concluída a segunda fermentação, o espumante permanece durante 28 meses sur lie, ou seja, em contato com as leveduras. Por fim, são realizados o remuage, o dégorgement e a adição do licor de expedição.

Salton Gerações Paulo Salton

As uvas foram selecionadas de nossos melhores vinhedos localizados na região da Serra Gaúcha. Após um controle rigoroso de sanidade e madurez das uvas colhidas são climatizadas a 5°C antes de sua elaboração. Após a clarificação espontânea realiza-se o corte dos vinhos que compõem o produto e armazena-se o produto em barricas de carvalho novo francês meio tostado. Ele permanece 18 Meses em barricas francesas novas em cave climatizada com ar filtrado e temperatura entre 12 e 15°C, umidade entre 75 a 80%, posteriormente ao seu engarrafamento permanece um ano antes de sua expedição.

Salton Gerações “Nini” Salton

As uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec foram selecionadas dos nossos melhores vinhedos da Serra Gaúcha. Após o controle rigoroso de maturidade das uvas colhidas, elas são climatizadas a 5°C antes de sua elaboração. Passam12 meses em barricas francesas novas, em cave climatizada com ar filtrado e temperatura entre 12 e 15°C. Vinho de coloração roxa intensa viva com aromas de especiarias, frutas roxas, chocolate, baunilha, nozes, balsâmico, eucalipto, folhas secas e notas de tostado. Na boca possui muito corpo, excelente fruta e acidez, com taninos maduros de grande permanência de seu sabor.