Domenico

A família Salton lança neste segundo semestre de 2018 a Domenico, sua primeira marca-conceito, que trará para o mercado rótulos inovadores e exclusivos. Fruto do trabalho da 4ª geração à frente da empresa, o novo projeto revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros.
O primeiro rótulo da Domenico é o Giornata, um espumante Prosecco elaborado a partir dos melhores cachos das melhores parcelas de dois produtores selecionados.

Campanha

Os cachos de cada variedade são desengaçados e as bagas de cada variedade são enviadas, separadamente, a tanques de inox, onde permanecem em maceração de dois a quatro dias a 8°C. Após, são inoculadas leveduras selecionadas para cada uma das variedades, buscando potencializar a jovialidade do Marselan e a estrutura do Tannat. De acordo com o estágio do processo fermentativo, foram realizadas remontagens abertas e fechadas, buscando uma suave extração dos compostos polifenólicos da uva. Uma vez concluída a fermentação alcoólica, os vinhos foram transfegados para que se iniciasse a fermentação malolática espontaneamente. Após, foram centrifugados e filtrados. O Marselan amadureceu em tanque de inox. Já o Tannat, em barricas novas de carvalho francês, de tostado médio, durante 15 meses. Finalmente, foi realizado o corte entre as variedades, o qual foi estabilizado, filtrado e engarrafado. As garrafas permaneceram envelhecendo em caves durante 18 meses.

GIORNATA 140

O mosto é obtido pela prensagem direta dos cachos em prensas pneumáticas. Logo, o mesmo é clarificado a baixas temperaturas. Uma vez obtido o mosto limpo, é iniciada a primeira fermentação com a adição de leveduras selecionadas, para a obtenção do vinho base. A seguir, é realizada a segunda fermentação em autoclaves. Uma vez concluído tal etapa, o espumante é mantido durante 5 meses sur lie, ou seja, em contato com as suas leveduras. Por fim, o produto recebe o licor de expedição, para logo ser estabilizado, filtrado e engarrafado.