fbpx

A Vinícola Salton apoia o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Para visitar nosso site, você deve ter idade acima dos 18 anos. Aprecie com moderação.

Dicas de vinhos para o inverno: confira qual a opção ideal para cada momento

07.06.2021

Um bom vinho cai bem em qualquer época do ano! Mas sejamos sinceros: no inverno, com as temperaturas baixas, ele apetece ainda mais.

Uma das razões para isso acontecer é que o vinho, literalmente, aquece! Isso mesmo: quando consumimos uma certa quantidade da bebida, o vinho age com uma função vasodilatadora no corpo, ou seja, ele aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos – que tendem a se contrair nas baixas temperaturas. Essa maior circulação de sangue causa uma sensação de aquecimento!

Além disso, o vinho combina com os pratos de inverno. Quando pensamos em combinações gastronômicas no frio, o vinho logo surge na mente, certo?! Essa memória ocorre porque ele combina com pratos típicos da estação, como fondue e molhos densos.  

Vale destacar ainda que o inverno é marcado por ser uma estação romântica – e o vinho acaba sendo um aliado importante nesse cenário. Normalmente o frio aproxima as pessoas e gera mais momentos especiais entre os casais. O clima de romance surge ainda no final do outono, com o Dia dos Namorados, e dura o inverno todo.

Vinho e inverno: o que comer no frio com vinho?

– Pizzas, massas com molho vermelho ou hambúrguer artesanal:

A dica para esse cardápio é o Salton Intenso Cabernet Sauvignon. Esse exemplar tem aromas frutados que lembram amora, framboesa e ameixa preta, além de notas de especiarias, baunilha e nozes. Macio e agradável no paladar, tem taninos maduros e suaves.

– Carnes assadas com ou sem molho:

Para marcar um momento romântico, um jantar demoradamente preparado a quatro mãos, a dica é o Salton Talento. Um vinho tinto perfeito para o inverno, com o sabor marcante, equilibrando os aromas de frutas maduras com um elegante toque de madeira. Encorpado e envolvente, é o rótulo perfeito para saborear com carnes!

– Sushi e outros frutos do mar:

Salton Virtude é o vinho ideal para esse cardápio. Refrescante, amanteigado e marcante, com delicados aromas de frutas brancas com um leve toque defumado. O Salton Virtude é perfeito para acompanhar as lives de seus artistas favoritos ou ainda para embalar os bate-papos por chamada de vídeo.  É o vinho branco perfeito para o inverno.

Qual o melhor custo-benefício?

Os vinhos Salton Intenso são vinho leves e descomplicados. Elaborados para momentos alegres, em boa companhia. Perfeitos para o dia-a-dia combinam com aquela receita caseira no almoço, com um agradável jantar encomendado pelo aplicativo ou ainda para acompanhar sua maratona de séries. São rótulos facilmente encontrados em supermercados, com ótimo custo-benefício.

E espumante no inverno combina?

Ao contrário do que muitos imaginam, os espumantes podem ser sim grandes apostas durante as temperaturas mais baixas. Para harmonizar com uma refeição leve, como petiscos, ou para saborear a sobremesa, aposte no Salton Prosecco Brut. Este rótulo é versátil e agrada a diversos paladares. Fácil de beber e de harmonizar, combina com todas as estações do ano.