Vinícola Salton

Expandir menu
Início do Conteúdo

Terroirs Salton

A preocupação com a qualidade da matéria-prima e o investimento em pesquisa e no manejo agrícola, sintonizado com a elaboração de uvas de excelência, é, para a Salton, parte fundamental para o resultado final de seus produtos.

Atualmente, a Salton está presente nas principais regiões produtoras do Rio Grande Sul e busca explorar os benefícios de cada terroir nas uvas utilizadas para a elaboração de seus vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva.

Serra Gaúcha

Serra Gaúcha

Dados técnicos sobre este terroir

Solo

Pouco profundo e rico em matéria orgânica.

Altitude Média dos Vinhedos

640m acima do nível do mar.

Amplitude Térmica

10°C

Paralelo

29°

Pluviosidade Média Anual

1750mm

Detalhes da região

Os imigrantes vindos da Itália em busca do sonho da terra farta e abundância de recursos, em sua maioria, estabeleceram-se na atual Serra Gaúcha. O que conheciam do trato e cuidado com a terra, aplicaram em sua nova pátria, para prover alimento para consumo e sobrevivência.

As mudas de vinhas, trazidas na bagagem, tornaram a Serra Gaúcha o maior polo vitivinícola do Brasil, destacando-se na elaboração de espumantes de altíssima qualidade. O terroir da região empresta à uva uma acidez maior, além de frescor e ótimos aromas.

As principais características desta Região são a menor luminosidade, os solos ácidos e com boa drenagem, que reúnem as condições ideais para produção de espumantes e vinhos tranquilos, com corpo leve e presença de aromas intensos no olfato e paladar, provenientes principalmente das variedades Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Moscato e Pinot Noir.

Vinhedos do terroir Serra Gaúcha Vinhedos do terroir Serra Gaúcha
Serra do Sudeste

Serra do Sudeste

Dados técnicos sobre este terroir

Solo

Argiloso e solo pobre em matéria orgânica, com relevo formado por leves ondulações.

Altitude Média dos Vinhedos

420m acima do nível do mar.

Amplitude Térmica

13°C

Paralelo

30°

Pluviosidade Média Anual

1400mm

Detalhes da região

A região da Serra do Sudeste está localizada ao lado da Campanha Gaúcha e tem-se caracterizado como elaboradora de vinhos de curta e média longevidade, além de excelentes vinhos base para espumantes, vinhos brancos leves e jovens. As cidades que se destacam na região, são: Candiota, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini.

Com as características do terroir desta região, como relevo com leve ondulações, solo arenoso e poucas chuvas, a videira tem um clima naturalmente favorável à produção de uvas com altos teores de açúcar, baixa acidez e excelente concentração de matérias corantes e aromas, que resultam em vinhos com ótima concentração de cor e boa estrutura.

Vinhedos do terroir Serra do Sudeste Vinhedos do terroir Serra do Sudeste (Foto: Silvia Tonon)
Campos de Cima da Serra

Campos de Cima da Serra

Dados técnicos sobre este terroir

Solo

Formação mais antiga do solo, bastante profundo, argiloso, bem drenado e de coloração avermelhada.

Altitude Média dos Vinhedos

850m acima do nível do mar.

Amplitude Térmica

10°C

Paralelo

31°

Pluviosidade Média Anual

1405mm

Detalhes da região

Assim como na Serra Gaúcha, os primórdios da produção envolviam uvas americanas e híbridas. Recentemente, houve a descoberta de grande potencial para elaboração de vinhos a partir de uvas finas, devido a intensidade aromática, com notas de flores e frutas harmonizadas com as notas do carvalho (baunilha e coco).

A região é uma das mais frias e mais altas do país, onde no inverno são comuns as geadas e até mesmo a neve. A altitude beneficia a produção em virtude da constância do vento e no período da colheita ajuda a secar os vinhedos. Apresenta um tempo de amadurecimento maior que as demais regiões, que é responsável por maiores concentrações de cor e de aroma no fruto.

Vinhedos do terroir Campos de Cima da Serra Vinhedos do terroir Campos de Cima da Serra
Campanha Gaúcha

Campanha Gaúcha

Dados técnicos sobre este terroir

Solo

Em partes arenoso, profundo e pobre em matéria orgânica. Em outras argiloso, com leves ondulações e pobre em matéria orgânica.

Altitude Média dos Vinhedos

200m acima do nível do mar.

Amplitude Térmica

13°C

Paralelo

30°

Pluviosidade Média Anual

1388mm

Detalhes da região

A Campanha Gaúcha encontra-se na fronteira do Brasil com o Uruguai e possui potencial para se tornar uma das grandes regiões vinícola do país. Caracteriza-se por um longo período de estiagem, que vai da floração à colheita, favorável ao cultivo das videiras e maturação das uvas. Sua topografia é formada por suaves coxilhas, fator que auxilia na mecanização, bem como na implantação de técnicas diferenciadas no trato do vinhedo.

As uvas produzidas nesta região caracterizam-se por uma graduação alcoólica maior em função da excelente amplitude térmica, onde temos luminosidade maior e clima mais seco, que favorece o desenvolvimento da videira e o amadurecimento das uvas.

Em 2010, a Vinícola Salton adquiriu uma área de terras nesta região para o cultivo de variedades destinadas a elaboração de vinhos tranquilos e espumantes. Dos 450 hectares destinados para o cultivo de videiras, 207 serão de uvas brancas para espumante, 51 de brancas para vinhos tranquilos, 142 de tintas e 50 de tintureiras. Entre as variedades destacam se Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gamay, Marselan, Merlot, Pinot Grigio, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat e Teroldego.

Vinhedos do terroir Campanha Gaúcha Vinhedos do terroir Campanha Gaúcha
Final do Conteúdo