Vinícola Salton

Expandir menu
Início do Conteúdo

Elaboração

Elaborar um vinho exige muito mais do que conhecimento. Além da técnica necessária para obter uvas de qualidade e beleza inigualáveis, é preciso tratar cada etapa - desde o plantio da videira até a colheita das uvas - com muito cuidado e dedicação. É um processo mágico e lento.

Viticultura

Plantio

O plantio é feito em forma de espaldeira simples ou em forma de lira, o que facilita a insolação das videiras e, consequentemente, a produção de uvas de excelente qualidade. A poda é realizada no sistema de cordão esporonado, visando uma produção de menor quantidade e maior qualidade. Também são realizadas operações de manejo – como a poda verde e o raleio de cachos – que permitem melhor sanidade da uva e amadurecimento mais uniforme.

Parreirais

Colheita

As uvas são colhidas em caixas plásticas com capacidade para até 20Kg, de pouca altura, o que faz com que as uvas cheguem à cantina sem rupturas, ou seja, sem dar início à fermentação, o que permite a condução de uma fermentação controlada com leveduras selecionadas.

Colheita

Fermentação

Uvas Brancas

As uvas brancas, juntamente com a casca e as sementes, são bombeadas para as prensas pneumáticas, onde através de uma baixa pressão que a membrana exerce sobre a massa de uvas, é extraído o mosto com muita suavidade. O mosto é fermentado à baixa temperatura, aproximadamente 17°C, para preservar os aromas primários originais da uva e ajudar na formação de aromas agradáveis na fermentação. O mosto passa por filtração à vácuo para eliminar as leveduras indígenas e para possibilitar uma fermentação mais homogênea com fermentos selecionados.

Recebimentos de Uvas

Uvas Tintas

As uvas tintas, após seu desengace e esmagamento, são bombeadas para um tanque de fermentação, onde imediatamente são dosificados os fermentos selecionados. O tempo de fermentação, em contato com as cascas das uvas, pode variar de quatro dias para vinhos tintos jovens frescos e de consumo rápido para até 15 dias, para vinhos de maior robustez elaborados para um prolongado envelhecimento. A temperatura de fermentação se situa em torno de 29°C, que é a que proporciona vinhos com bons aromas, cor e sabor.

Seleção de uvas

Engarrafamento e finalização

Engarrafamento

Nesta etapa, mais uma vez, o investimento em tecnologia de ponta coloca a Salton na vanguarda do setor vinícola. Uma moderna máquina, de tecnologia alemã, lava e esteriliza as garrafas antes do enchimento. Outra máquina, importada da Itália, retira o ar das garrafas, enche com nitrogênio e logo retira o mesmo para encher com o vinho. Este processo proporciona vinhos mais saudáveis e mais aromáticos pela ausência total de oxigênio na garrafa.

Engarrafamento

Finalização

Terminada a fermentação, os vinhos brancos são conservados em tanques de aço inoxidável à baixa temperatura. Os vinhos tintos jovens são amadurecidos em tanques de aço inoxidável ou bordalesas de carvalho. Ao passo que os vinhos tintos de maior estrutura são amadurecidos primeiro em tanques, posteriormente em bordalesas de 225 litros de carvalho e posteriormente nas garrafas.

Cave de pedra
Final do Conteúdo